Escritório Brasil Arquitetura S/C Ltda, Por Aline

“A produção de uma arquitetura contemporânea pede uma relação equilibrada com o passado, sem nostalgia nem desrespeito pelas suas lições. Como um alento, novos valores emergem na arquitetura brasileira, apoiados nos ensinamentos bons e maus da experiência pregressa, sem deixar de propor inovações e obter resultados atuais.”¹

O escritório Brasil Arquitetura S/C Ltda foi fundado em 1979 pelos arquitetos Marcelo Carvalho Ferraz, Francisco Fanucci e Marcelo Suzuki.
Hoje conta com aproximadamente 20 colaboradores sob o comando de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, onde se realizam projetos para os mais diversos fins.

Imagem 01- Francisco Fanucci.

Imagem 02- Marcelo Carvalho Ferraz.

Entre os diversos trabalhos realizados pelos profissionais do escritório Brasil Arquitetura, destaca-se dentro da conservação do patrimônio e novo uso o Museu do Pão em Ilópolis – RS, e o Museu Rodin em Salvador- BA.

Museu do Pão – Ilópolis-RS

Imagem 03 – Museu do Pão
Fonte: http://www.brasilarq.com.br/projetos.php?mn=6&img=001&bg=img&mn2=92

Os edifícios que podem adaptar-se à vida contemporânea com novo uso, podem e devem ser conservados, de forma que “não é preciso destruir a cidade velha e construir uma nova: elas andam paralelamente”.² (MARCELO FERRAZ)

Imagem 04- Museu do Pão
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquiteturismo/arqtur_20/arqtur20_03_07.jpg

No caso do moinho Colognese os arquitetos contam que os edifícios construídos posteriormente “serviram como serena referência o antigo moinho: sua arquitetura, seus materiais, sua maquinaria, a produção, a transformação”. Os anexos não deveriam ser “filhotes” do antigo moinho, como a população sugerira, mas se desenvolveria uma arquitetura que estivesse completamente conectada ao moinho, não ofuscando sua importância dentro do conjunto. Assim a utilização dos materiais como a madeira, que faz referência direta ao moinho, o vidro transparente que deixa o moinho ser visto do outro lado, como era antes do anexo ser erguido fazem a conexão entre um momento e outro. O que antigamente era moinho, hoje se transformou em museu, em anexo os maquinários utilizados na época estão expostos e a história do pão é contada de diversas formas. Além da escola de confeiteiros que existe hoje no outro anexo, que juntos contornam o moinho, onde pode ser visto de diversos ângulos.

Museu Rodin – Salvador- BA.

Imagem 05 – Museu Rodin
Fonte: http://picasaweb.google.com/lh/photo/aMZ377ga4NXl1EkzTwhurw

O restauro da edificação de 1911 e a posterior intervenção que é incorporada ao antigo edifício propõe um novo uso, a criação de um museu para abrigar cerca de 70 peças de gesso vindas de Paris, tornando-se uma filial. A solução para a continuidade do projeto foi a criação de uma passarela de concreto protendido.
“Dois edifícios, dois momentos históricos que conversam num jardim centenário, definem um espaço cultural que se pretende ponto de encontro e área de convívio, um espaço de agregação de valor e de vida”³

Imagem 06 – Museu Rodin
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst149/inst149.asp


¹ Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq101/arq101_00.asp
² Fonte: http://www.vitruvius.com.br/entrevista/ferraz/ferraz_2.asp
³ Fonte: http://www.brasilarq.com.br/projetos.php?mn=6&img=02&bg=img&mn2=79#

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s