Márcio Kogan, Por Jaqueline

Imagem 01 – Márcio Kogan.
Fonte: soarquitetura@soarquitetura.com.br

O Arquiteto paulistano Marcio Kogan formou-se pela FAU/Universidade Mackenzie, em 1977.
Aos 53 anos, Kogan é um dos mais destacados nomes da arquitetura contemporânea, fruto do seu estilo próprio e sofisticado de projetar. Seus desenhos priorizam linhas retas, decoração minimalista, tons neutros funcionalidade, amplos espaços sem, contudo, incorrer na perda do conforto e aconchego.

Já há algum tempo Kogan vem utilizando em seus projetos o contraste entre materiais naturais – fibras, madeiras, pedras – com produtos e materiais de alta tecnologia, sempre em busca da sua própria linguagem de projetar.

As obras, por vezes curiosas, projetadas por Marcio Kogan são de uma plasticidade que impressiona pela leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza, fazendo com que o arquiteto seja um dos nomes mais destacados dentro da arquitetura e um dos profissionais desta área mais premiados do país.

Principais obras:

• Edifício Minneapolis
• Casa Du Plessis, em Paraty
• Casa BR, em São Paulo
• Escola Berçário Primetime, em São Paulo
• Museu de microbiologia, em São Paulo
• Casa Mirindiba
• Casa Osler
• Hotel Fasano

Arquitetura Contemporânea

Arquitetura contemporânea se retrata para mim de várias maneiras, em projetos onde a principal preocupação é com a qualidade de vida aliada a um projeto funcional, que tenha integração com o exterior, que se destaque pelas formas inovadoras, criativas, os materiais são os mais variados, os volumes não tem regra geral, as cores também não, e esse é um dos motivos que faz com que a arquitetura contemporânea se destaque muito no Brasil e no mundo, e também, porque faz desse estilo mais flexível e prazeroso para se trabalhar.

Por esse motivo eu acredito que o arquiteto Márcio Kogan consegue aliar em seus projetos as principais características contemporâneas, pois seus desenhos priorizam linhas retas, decoração minimalista, tons neutros, funcionalidade, amplos espaços sem, contudo, incorrer na perda do conforto e aconchego, leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza.


Projeto: Casa de Veraneio em Paraty


Vista da casa
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-residencia-paraty-09-11-2009.html

A arquitetura contemporânea se remete a projetos que aliam estética com funcionalidade, e neste projeto o arquiteto trabalhou bem este conceito com a criação de duas caixas de concreto em balanço com linhas retas e puras.
A casa se inseriu no entorno, sem criar impacto, o que faz dessa residência mais privilegiada e bonita no local onde foi construída.


Integração com o entorno
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-residencia-paraty-09-11-2009.html


A caixa possui balanço de oito metros
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-residencia-paraty-09-11-2009.html


Destaque para a textura de concreto e o fechamento em eucalipto dos dormitórios, volumetria que ganha pureza geométrica.
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-residencia-paraty-09-11-2009.html

Projeto: ESCOLA BERÇÁRIO PRIMETIME em São Paulo


Vista da fachada da escola.
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-e-lair-reis-escola-bercario-sao-19-02-2008.html

Neste projeto, o que mais se caracteriza como arquitetura contemporânea para mim, são os jogos de volumes que o arquiteto propôs, que foram dispostos de forma dinâmica, com cores e materiais diferentes, como o concreto, o vidro e o policarbonato.


Vista da escola, localizada em um lote de esquina.
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-e-lair-reis-escola-bercario-sao-19-02-2008.html

Projeto: CASA DU PLESSI, Paraty, RJ


Acesso a casa pelo pátio
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst79/inst79.asp

Este projeto é uma grande caixa de pedra-mineira e todo voltado para um pátio interno, e como em seus projetos o arquiteto priorizou as linhas retas, a forma pura, com jardim minimalista, e diversos materiais, como a pedra, a madeira e o cimento, usado no piso da casa.


Vãos de acesso via pátio
Fonte: http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst79/inst79.asp

Projeto: MUSEU DA MICROBIOLOGIA, São Paulo, SP


Acesso: contraste entre volume de massa grossa desempenada e ripado de madeira
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-museu-de-20-03-2003.html

A volumetria desse projeto foi “envelopada” por um ripado de ipê natural, criando uma segunda pele para o edifício.
Outro ripado, mais baixo e mais escuro do que o primeiro (em ipê-tabaco), limita um pátio interno com piso de mosaico português branco, no meio do bosque natural. A qualidade do projeto está justamente no contraste do peso e da opacidade do volume branco com a leveza e a transparência do rendilhado de madeira.


Pátio interno: ripado de ipê-tabaco,mais escuro e baixo (à direita), delimita a área.
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-museu-de-20-03-2003.html


Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/marcio-kogan-museu-de-20-03-2003.html

Neste projeto, o desenho contemporâneo de Kogan une, com qualidade, dois requisitos: a economia de volumes e a racionalização de custos, que foi uma das premissas da Fundação Butantan, pois a verba estava escassa na época da realização da obra.

Projeto: LOJA MICASA


Fonte: http://www.marciokogan.com.br/

Esta é umas das obras que eu considerei diferenciada das demais, pois o edifício foi construído usando materiais rústicos e execuções rústicas também.
As fachadas da loja foram construídas em concreto armado aparente de uma maneira pouco usual: a fôrma do material, geralmente feita com madeiras novas, num trabalho preciso, é usada aqui aleatoriamente.
Mas a característica contemporânea do arquiteto permaneceu como nos outros projetos, o forma, a leveza, a simplicidade aliada com materiais modernos, deixam seus projetos sofisticados e aconchegantes.
Enfim, como a arquitetura contemporânea esta vinculada a liberdade de projetar e também possui uma ampla possibilidade de estética e tecnologia, deixa esse estilo um dos mais usados na atualidade pelas amplas possibilidades nos projetos.

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