Ecletismo

CARACTERISTICAS ARQUITETÔNICAS – Período Eclético

A arquitetura eclética refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX.
O ecletismo é considerado uma mistura de estilos arquitetônicos do passado que juntos, compõe uma nova linguagem arquitetônica. Sempre houve alguma mistura de estilo, mas usa-se o termo arquitetura eclética para a mistura de estilos que surgiram durante o século XIX.
Junto com a miscelânea de estilos, a arquitetura eclética aproveitou os avanços da engenharia do século XIX, possibilitando construções com estruturas de ferro forjado.
Do ecletismo surgem duas vertentes, de origem francesa:
• Estilo Beaux-Arts – É a mais utilizada, usa muito ornamento, é imponente, mesclava o renascimento, o barroco e o neoclássico; trabalhava com simetria, trabalhando cheios e vazios; buscava grandiosidade; riqueza decorativa, tratava-se de uma arquitetura falante;
• Engenharia – O uso do ferro, aliando função, estrutura e economia; a importação do ferro era economicamente mais viável.

NO BRASIL

A arquitetura eclética surgiu dentro do academiscimo, ao longo do século XIX e foi propagado pela Academia Imperial de Belas Artes (Imagem 01)”>(Imagem 01) depois pela Escola Nacional de Belas Artes. No Rio de Janeiro, o ensino arquitetônico adotou o ecletismo somente mais tarde.

Imagem 01 Fonte: http://www.wikipedia.org


Em São Paulo, o estilo eclético teve grande repercussão com Ramos de Azevedo – Teatro Municipal de São Paulo (Imagem 02). Já em Porto Alegre, Theodor Wiederspahn representou o estilo, com o Edifício Ely (Imagem 03).

Imagem 02 Fonte: http://www.wikipedia.org

Imagem 03 Fonte: http://www.wikipedia.org

Fonte: http://www.wikipedia.org

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s